sábado, 22 de agosto de 2015

Arte nas Ruas de Arraias




Arte nas Ruas de Arraias – projeto contemplado pelo prêmio Funarte Artes na Rua (circo, dança e teatro) 2014, elaborado e desenvolvido pelo Grupo Arte e Memória – Projetos Culturais, e de proponência da Organização de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social de Palmas – Palmas Ativa. Este projeto fará a circulação de três espetáculos de rua em Arraias, e três oficinas de artes cênicas – o espetáculo O que é o amor? e a oficina Teatro de rua e animação de boneco com o grupo Os Tawera, do ativista cultural, bonequeiro e ator Wertemberg Nunes; as peças Dois idiotas sentados cada qual no seu barril e Pedra Canga e as oficinas: Preparação do ator para a comédia e Corpo, mente e grupo, da Companhia Spatium Arte e Cultura, do ator e diretor Nival Correia. Serão realizadas também intervenções circenses com o artista Carlos Neri, que protagonizará incursões em diversos espaços públicos para divulgar a programação do projeto. Ao todo, a comunidade do município terá acesso a seis atividades artísticas.
Este blog apresentará o registro das atividades e memórias dos artistas envolvidos no projeto, por meio de textos, fotografias e vídeos. Aqui, conheceremos a trajetória destes profissionais, desde o despertar para a arte até os desafios e conquistas atuais.
A cidade de Arraias, que receberá o projeto, está localizada a cerca de 400 km de distância da capital do Estado do Tocantins, Palmas, foi fundada na primeira metade do século XVIII e teve um papel representativo na economia mineradora do norte goiano. É um município com destaque no panorama cultural do Tocantins, lá estão localizadas as comunidades quilombolas de Lagoa da Pedra e Mimoso Kalunga; o Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, que tem como atividade principal a capoeira junto à comunidade de Arraias; sítios arqueológicos; o entrudo de carnaval; a paçoca de carne seca arraiana; o Museu Histórico e Cultural que retrata em imagens a história do processo de formação da cidade e do estado; um significativo patrimônio arquitetônico que compõem o inspirador cenário da cidade, pronto para ser explorado e o grupo de teatro Solarys, que raramente tem acesso à formação, mas que continua a ocupar a cena local com suas atividades artísticas.

Grupo Arte e Memória – Projetos Culturais
Doralice Loureiro da Mota – produtora cultural
Eliane Castro de Souza - socióloga
Gerardo Pereira Ramos - historiador
Luciano Pereira da Silva – fotógrafo e historiador


Nenhum comentário:

Postar um comentário